quinta-feira, 9 de março de 2017

A Mitologia do Zodíaco: Leão

Zodíaco é um termo que vem do antigo grego ζωδιακός κύκλος (zōdiakós kýklos) e significa “círculo de animais”. Trata-se do principal recurso da muito conhecida, mas pouco entendida astrologia, um sistema que estuda a influência dos astros sobre a nossa vida. No quinto post da nossa série que visa abordar os aspectos mitológicos dos signos zodiacais falaremos de leão e sua origem. Acompanhe abaixo.



Um dos monstros mais aterrorizantes da mitologia grega era um leão de tamanho monstruoso que aterrorizava a planície de Neméia na Argólida. Era filho de Tifão e Equina e possuía dentes do tamanho de espadas e uma pele completamente impenetrável. Muitos homens tentaram combatê-lo, mas suas armas sempre se quebravam ao atingir a pelagem do animal e eles eram devorados.


Vencer essa fera foi o primeiro dos doze trabalhos que Hércules teve que realizar a mando de Euristeu. Pretendendo derrotar essa fera, Hércules afiou suas armas e se dirigiu rapidamente para a Nemeia. Conhecido pela sua grande força, Hércules imaginou que derrotar um mero animal seria simples. Percebeu o quão errado estava quando nenhuma investida que tentou deu certo.


Até porquê faz muito sentido lutar pelado com um bichão desses


As flechas quebravam e sua espada se provou inútil contra a pele inútil do animal. Irritado com as suas falhas, Hércules pegou sua clava e aplicou na cabeça do animal um golpe forte e poderoso. O leão caiu desmaiado e o herói subiu em suas costas e o estrangulou até a morte. 


Outra versão nos conta que Hércules fez com que a fera rugisse e então enfiou a espada no céu da boca do monstro. Quanto mais a besta se contorcia para se livrar daquilo que a feria mais ela se machucava. Independentemente da versão, é nos dito que Hércules esfolou a fera e depois de limpar as peles passou a usá-las como armadura. O elmo de cabeça de leão se tornou a marca mais icônica do herói e ele é frequentemente representado com esse adereço.




Leão ainda é um signo regido por Apolo (deus do sol, da música e da poesia), fato que explica a grande necessidade dos nativos desse signo de serem o centro das atenções, de se destacarem entre os mais brilhantes e de conservar uma postura altiva.

Leão é o rei que adora estar cercado de súditos e não cansa de dar ordens e ouvir sobre a própria grandiosidade. De longe parece fútil e de perto parece que está de longe. Adora também as crianças, as festas, os amores e o mundo artístico no geral. Amo os espetáculos, a plateia e a música e se sente em casa quando fica de pé em um tablado. Não é á toa que muitos leoninos escolhem fazer sua carreira em meio as arte. Tal aspecto faz parte de sua eterna busca pela grandiosidade e a celebridade.

D I V A

Um nativo de leão deve tomar cuidado com as paixões violentas e arrebatadoras, com seu excesso de orgulho e de vaidade, com os ataques de cólera e grande vontade de dramatizar em excesso para ser o centro das atenções. Tem mesmo um grande coração de leão e pode ser muito mais generoso que muitos imaginam, mas deve tomar cuidado para que sua vontade de ser o centro do universo não ofusque seus traços bons. Adora os materiais nobres e as cores solares, é apegado ao luxo e a riqueza e sempre deseja o melhor para si.  



←Leia sobre Câncer                                                                      Leia sobre Virgem→


Nenhum comentário:

Postar um comentário