Sem enrolar muito, a magia sagrada de Abramelin, conta a história de um suposto mago egípcio chamado Abramelin, que ensina um sistema mágico a Abraão, o judeu.
A magia foi revivida pela Golden Dawn e mais tarde no sistema da Thelema.
Ao que parece, Matters usou uma copia menos confiável pra sua tradução, o que acabou criando um trabalho maior para a criação de uma edição revisada que pudesse purgar-se desse mal.
REFERÊNCIAS:
O grimório é uma espécie de diário ou talvez uma auto biografia, onde Abraão descreve sua jornada e revela os segredos cabalisticos de Abramelin para seu filho Lamech.
De onde o livro veio ou se originou, pouco se sabe.
Todas as cópias em alemão consistem de quatro livros: uma descrição autobiográfica das viajens de Abraão o Judeu ao Egito, um livro de materiais sortidos do corpo da Cabala prática e os dois livros de magia dados por Abramelin. A bem conhecida tradução inglesa de Mathers do manuscrito francês de Paris contém apenas três dos quatro livros. A versão hebraica em Oxford é limitada ao Primeiro Livro, sem referência aos demais livros.
De todas as fontes, os manuscritos alemães em são tidos pelos escolares como sendo os textos confiáveis.
QUAL O OBJETIVO DA OBRA?
O texto em si, descreve um ritual que tem como objetivo a conversação e o contato com uma criatura chamada de Sagrado Anjo Guardião, ou simplesmente SAG.
As preparações são deveras difíceis, e longas. Todos os textos alemães descrevem uma duração para a operação de dezoito meses antes que qualquer contato divino seja conhecido.
Na tradução de Mathers, a fase inicial da operação dura apenas seis meses.
Durante o período da operação, o magista precisa diariamente orar no por do sol e na hora que o sol se ergue.
Muitas coisas são exigidas, como a castidade, não ingestão de bebidas alcoolicas e uma justiça impecável na hora de agir.
Após a fase preparatório ter sido completada com sucesso, o Sagrado Anjo Guardião do magista aparecerá para revelar segredos mágicos.
Uma vez que isso é feito, o magista deverá evocar os 12 Reis e Duques do Inferno e prende-los. Feito isso ganha-se comando deles e remove-se suas influências negativas de sua vida.
Adiante, estes espíritos deverão entregar um número de espíritos familiares (quatro familiares principais, e muitos outros associados com uma série de quadrados mágicos de palavras e talismãs providos no Quarto Livro).
O sagrado anjo guardião é uma poderosa divindade que faz parte do próprio mago, é o laço mais confiável possível segundo Aleister Crowley.
Quadrados mágicos são apresentados destacadamente nas instruções para executar estas operações, assim como receitas para um óleo de unção (pego de Êxodo 30),
popularmente usado por magistas cerimoniais sob o nome de Óleo de Abramelin. Existem também muitas outras ferramentas como uma Baqueta feita de um galho de Amendoeira, uma receita para incenso conhecida hoje como Incenso de Abramelin.
''Todos referência do Êxodo 30 da bíblia''
Erroneamente é associado a demônios, pelo seu conteúdo. No entanto, a ponto principal da obra é a conversação com o SAG ( Sagrado Anjo Guardião )
BREVE DESCRIÇÃO DA PARTE PRÁTICA
A magia prática de Abramelin (encontrada no Livro III no texto francês e Livro IV no original alemão) foca num conjunto de talismãs compostos de quadrados e palavras magickas.
Estes são similares aos quadrados mágicos comuns, com o diferencial de que os quadrados de Abramelin contém letras.
Muito parecidos com os caça palavras encontrados em jornais.
No contexto de Abramelin, o foco se torna místico - de tal forma que cada quadrado contém uma palavra com objetivo comum ao quadrado.
Um quadrado para recuperar tesouros começa com a palavra TIPHARAH, que pode significar "anel dourado" em hebraico e é também o nome de uma sephirah na Árvore da Vida.
¨*Outra curiosidade, é que o próprio SAG é associado a esfera TIPHARETH da arvore da vida*
ABRAMELIN E SUA INFLUÊNCIA NAS ORDENS MÁGICKAS
Em 1897, O Livro da Magia Sagrada de Abramelin o Mago foi traduzido para o inglês pelo ocultista britânico Samuel L. MacGregor Mathers. A magia descrita no grimório influenciou na Hermetic Order of the Golden Dawn, da qual Mathers foi líder.
O ocultista britânico Aleister Crowley, na época um jovem membro da Golden Dawn, iniciou as preparações para obter a visão do anjo seguindo as instruções de Abramelin, mas abandonou este plano para assistir Mathers durante a cisma da Golden Dawn de 1901.
O Livro da Magia Sagrada de Abramelin o Mago causou um efeito profundo sobre Aleister Crowley.
No sistema de Thelema, o Conhecimento e Conversação do Sagrado Anjo Guardião é a tarefa fundamental de todo Adepto.
Esse conceito é anexado ao conceito central de Thelema: a Verdadeira Vontade, que pode ser descrita como seu destino ou missão na vida, que não pode ser completamente descoberto até que o Sagrado Anjo Guardião, Deus, ou Eu Superior seja contactado. Apesar de que Crowley elaborou
sua própria versão do ritual, os conceitos fundamentais permanecem fiéis às idéias de Abramelin.
Em 1906, Crowley decidiu alterar a operação de Abramelin de tal forma que pudesse realizá-la durante uma viagem com sua esposa Rose Kelly e sua filha na China. Ele primeiramente reportou uma visão de uma figura brilhante que o admitiu à Ordem da Estrela de Prata, e depois uma experiência mística mais drástica que ele considerou ser o Conhecimento e Conversação do Sagrado Anjo Guardião.
Nos anos anteriores, Crowley clamou ter completado com sucesso a operação de Abramelin, mas o resultado deste experimento não foram aqueles poderes anunciados (como invisibilidade, etc). Particularmente, ele atribuiu à operação de Abramelin a revelação do Livro da Lei e a proclamação do Aeon de Hórus, que recebeu enquanto residia temporariamente no Egito em 1904.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A magia sagrada de Abramelin, sem duvida é uma grande obra que guarda mistérios que possívelmente não consigamos descobrir.
Apesar de sua simbologia e conteúdo, aquele que se esforça em realizar seu conteúdo, sera graciosamente abençoado.
Tudo que foi ensinado pelos antigos sábios não significa nada mais, nada menos, do que o acesso ao inconsciente da pessoa. Nosso inconsciente é sábio e ilimitado e ainda é capaz de prever o futuro. Cada um de nós, da família dos humanos, tem o poder de operar milagres. Quer saber mais, fale comigo.
ResponderExcluir