sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Arquivo 93: Sou iniciante e quero saber mais sobre ocultismo


Uma pergunta muito comum que todo recém chegado ao ocultismo se faz ao querer se lançar as artes, é: ''Por onde eu deveria começar?''

O ocultismo vem se mostrando cada vez mais ao publico, com o advento da internet e muitas pessoas acabam topando com ele em meio a descrença com as religiões e as divergências com o ateísmo.

A verdade é que o ocultismo é muito mais do que um mundo onde você encontra conhecimento pra evocar demônios ou mesmo se aproximar de Deus.

É principalmente um caminho, um caminho para conhecer a si mesmo.




Partindo do principio, comecemos primeiramente, com: O que é ocultismo?

A definição do dicionário de "ocult" significa "oculto" ou "secreto". Ocultismo é o estudo do conhecimento escondido ou segregado longe do modismo da sociedade. No entanto, a linguagem moderna geralmente implica que este estado "secreto" e "oculto" significa "não compreendido ou aceito pela sociedade dominante ou pelas ''ciências naturais", em vez de quaisquer noções de câmaras ocultas ocultas operando nas sombras da sociedade.
Um ocultista é de alguma forma uma pessoa que estuda e pratica, ou apenas estuda técnicas utilizando esta informação muitas vezes com a intenção de criar mudança em si mesmo ou na realidade através da arte da magia.

Para dar alguns exemplos: Em um cenário clássico isso pode se referir aos ensinamentos das escolas de mistério do Egito ou Grécia. Em um ambiente tribal / pastoral seria o conhecimento de xamãs, trabalhadores radicais e homens astutos.
Numa luz moderna, o ocultismo poderia ser os psiconautas que exploram as regiões desconhecidas da consciência humana e seu potencial inexplorado.
A síntese de tudo é a exploração daquele conhecimento que está distante dos olhos comuns.

Muitas pessoas erroneamente associam satanismo com ocultismo, só que ocultismo não é apenas isso. Satanismo é apenas uma pequena parte dele.
Muitas pessoas que não dispõem de conhecimento necessário e ainda acham que os dois significam a mesma coisa.


O ocultismo é uma religião?

Enquanto algumas escolas de ocultismo utilizam ou adoram formas de Deus em seus rituais, não há um panteão universal, deidade ou mesmo teologia a que todos os ocultistas aderem.
Alguns ocultistas são bastante dedicados a um determinado panteão ou deus-forma, enquanto alguns são completamente descrentes disso.
Também fica claro dizer, que por termos posições diferentes relativo a forma divina, não somos necessariamente satanistas e nem queremos dominar o mundo com alguma Nova Ordem Mundial como os cristãos normalmente nos acusam.

O que é a magicka?

A Ciência e a Arte de fazer com que a Mudança ocorra em conformidade com a própria vontade. Esse é o objetivo da magia.

Magick é um termo cunhado por Aleister Crowley para diferenciar a sua filosofia mágica dos espetáculos ilusionistas circenses, uma vez que no inglês moderno não existe distinção para "magia" e "mágica",
além de fazê-lo sob uma ótica cabalística. Um de seus objetivos, era estender o conceito ao cotidiano humano, não isolando a magia da capacidade humana comum.


Aleister Crowley no livro, Magia Teoria e Prática vai mais longe com a sua explicação apresentando teoremas:




Aleister Crowley






1 - Todo ato intencional é uma ato de Magick.
2 - Todo ato bem sucedido enquadra-se ao postulado
3 - Todo fracasso prova que um mais requisitos do postulado não foram atendidos.
4 - O primeiro requisito para provocar qualquer mudança será através do entendimento qualitativo e quantitativo das condições.
5 - O segundo requisito para se provocar qualquer mudança é a habilidade prática para se colocar em movimento as forças necessárias.
6 - Todo homem e toda mulher é uma estrela. Quer dizer, todo ser humano é intrinsecamente um indivíduo independente com seu papel e direção próprios

Esses são apenas alguns exemplos.

Ainda no livro Magia Teoria e Prática, se obtém outra explicação muito interessante.

"Qualquer mudança que se queira, pode ser obtida com aplicação da Força do tipo e graus próprios, de maneira apropriada, através do meio adequado ao objeto desejado."



Mas isso funciona?

Nunca faça só pra testar ou saciar a sua falta do que fazer. Se quer fazer algo relacionado a magia, tenha um objetivo específico em mente.
Se for pra fazer desacreditando que vá funcionar, nem faça. Não perca seu tempo.


Como eu deveria começar?

O certo seria se iniciar através de uma ordem mágica séria. Ali você teria suporte e tutores que seriam capazes de lhe ensinar e o prosseguimento da sua vida no ocultismo se daria gradualmente.
O caminho solitário também é uma opção, mas sem orientação alguma, as vezes o caminho de algumas pessoas fica nublado e sem muita direção do que se deve fazer.

Também é muito importante saber o que você quer.
Saber o que lhe interessa, realmente, antes de partir para prática. E isso você só descobrirá com muita leitura e conhecimento de si mesmo.


Quais obras eu deveria ler?


Sobre Magia Cerimonial / Tradicional:

Transcendental Magick, de Eliphas Levi

A Golden Dawn, de Israel Regardie

Magick: Livro 4 Liber ABA, de Aleister Crowley

Modern Magick, de Don Michael Kraig

A Formação e o Trabalho do Iniciado, por Dion Fortune

O Caibalion, pelos Três Iniciados

Minha vida com os espíritos, por Lon Milo Duquette


Sobre o Caos / Pós-Moderno:

Os trabalhos de Austin Osman Spare

As obras de Peter J Carroll

Condensed Chaos e Prime Chaos, de Phil Hine

Quantum Psychology e Prometheus Rising, de Robert Anton Wilson

Chaotopia !, por Dave Lee

Magick avançado para novatos, por Alan Chapman

Pop Magick !, de Grant Morrison

Principa Discordia, de Malacalypse the Younger


Sobre a Feitiçaria tradicional:

Os pilares de Tubal Cain e Call of the Horned Piper, de Nigel Jackson

As obras de Andrew Chumbley e Daniel Schulke

Os escritos de Robert Cochrane


Sobre o Caminho da mão esquerda:

A Bíblia Satânica, de Anton Lavey (Igreja de Satanás)

As obras de Donald Webb (Templo do Set)

Os trabalhos de Michael Ford (Luciferianism)

NAOS: Guia Prático da Magia Moderna (Ordem dos Nove Ângulos) Psionics / Noetics

Energy Work, de Robert Bruce

As Fronteiras das Antologias da Ciência Noética


Agradecimentos especiais ao post  do reedit ''Occult 101: What it is and where to start.'' pela ajuda no desenvolvimento deste texto.





2 comentários: