Antes de tudo, quero deixar claro que irei explicar da forma mais detalhada e clara possível, para até um leigo no assunto da Umbanda possa entender pelo menos um pouco do que escrevo.
Mas pra começar, o que é exu?
Como todas as outras entidades de umbanda, são espíritos desencarnados que atingiram um certo grau de evolução e por diversos motivos não encarnam mais, mas trabalham incorporando para ajudar na evolução dos encarnados, enquanto continuam a sua própria evolução.(Pois gentileza gera gentileza, e se eu te ajudo a evoluir, eu evoluo junto)
Mas o que diferencia o exu das outras entidades?
Por mais que em uma vida passada um exu possa ter sido um índio ou um escravo negro, ele escolheu o arquétipo de exu(Ou o arquétipo escolheu ele). O seu histórico de vidas passadas pode ajudar nesse quesito também, já que grande parte dos exus, em suas vidas passadas cometeram muitos crimes, ou viveram de modo a prejudicar sua evolução espiritual de alguma forma, como vícios, assassinatos, entre outros. Mas, se conscientizaram e retomaram o caminho para a evolução espiritual.
Por esses motivos, Exu leva a fama de "bicho ruim" e mal encarado, com quem não se deve brincar. Mas aí que está o engano. Por exu ser mais próximo da rua e da nossa realidade, podemos brincar mais abertamente com exu do que com um preto velho, por exemplo. (Não confundir brincadeira com falta de respeito e bagunça!!)
Mas como assim, exu é "mais próximo da rua"?
Além da explicação do arquétipo a dois parágrafos atrás, há mais coisas a se levar em conta. Dizem que exu trabalha na rua ou encruzilhada. Mas por quê? A Encruzilhada é o encontro de duas realidades. Além do encontro de dois caminhos, a encruzilhada pode representar o encontro de luz e trevas, de matéria e astral, de razão e emoção, e muito mais. Por isso chamamos exu de "Povo de Rua". Mas mais que a rua, Exu está em todos os caminhos, passagens e lugares. Principalmente os lugares de entrada e saída, Exu está lá.
Por isso exu é guardião. Exu é tudo, e ao mesmo tempo é nada. Quando limpamos nossa casa de energias ruins, sempre de dentro pra fora, levando tudo de ruim de nossas vidas para o exterior, estamos jogando-as no nada, estamos entregando-as para Exu cuidar. Exu fica na rua para nos proteger em nossos caminhos, e a vida é feita de escolhas, caminhos que devemos tomar. Assentamento de exu é na porta de casa, para que ele possa ficar de olho em quem entra e quem sai, barrando tudo de ruim da porta pra fora.
Por que exu é visto como "diabo"?
Os europeus que vieram colonizar as Américas tinham uma visão muito ruim da cultura africana, já que para a Igreja, tudo que não fosse a sua fé, não era de Deus, e logo, era do demônio.
Então, quando os negros africanos faziam cultos na senzala, alguns incorporavam Exus, com seu jeito extrovertido e maroto, além do seu brado, assustavam os senhores de engenho, que acreditavam que os médiuns estavam possuídos por demônios.
Com o passar do tempo, os brancos descobriram sobre os sacrifícios oferecidos a Exu, o que fortaleceu o pensamento deles. Além das cores preto e vermelho, que tocavam o medo e fascinação a cerca da divindade.
Nota-se que, nesse parágrafo, até o momento, falei sobre o Orixá Exú(pretendo fazer um texto diferenciando Orixá Exú do Exu entidade), já que na época da colonização a nossa umbanda ainda não havia sido fundada.
Mas por que alguns exus se chamam de diabo e algumas imagens trazem elementos desse personagem do cristianismo?
Sabe quando alguém fala algo sobre você e você não liga, pois o que você é realmente é mais importante do que o que falam sobre? Ou quando inventam mentiras a cerca de sua pessoa, e você concorda só para não encherem seu saco? Ou quando espalharam no colégio que fulano era uma má pessoa, mas por algum motivo vocês se conheceram e você viu que ele era uma pessoa de bom coração e muita luz? Então.
Também devemos levar em consideração que, exu errou muito em suas vidas passadas, e os erros podem ser interpretados como a imagem do Diabo.
Exu, por serem quase como nós e muito brincalhões, acabaram por aceitar essa visão que era jogada contra eles. A imagem folclórica não os torna inferiores ou malignos, da mesma forma que não é o terno que lhe faz importante.
Exu trabalha dessa forma, e com energias tão densas porque alguém deve fazer esse trabalho. Até no caos existe a ordem e pra andar na escuridão é preciso ter luz. Exu é luz na treva. Exu é quem mostra o caminho para a luz no fim do túnel escuro.
No final desse texto, gostaria de agradecer ao meu amigo Zé(o encarnado, não o Pilintra) e minha amiga Ingrid, que colaboraram na hora de escrever esse texto.
então não da para saber se exu é ou não do mal
ResponderExcluirExu vai ser seu melhor amigo, muito provavelmente hauahua
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
Excluir"Exu é luz na treva. Exu é quem mostra o caminho para a luz no fim do túnel escuro."
ResponderExcluirAdorei 💁♥
ResponderExcluirParabéns pelo texto Hio, desmistificou. 👏👏👏
ResponderExcluirParabéns pelo texto Hio, desmistificou. 👏👏👏
ResponderExcluir