Bom, falando primeiramente sobre o que a palavra representa, ela é uma palavra masculina que representa um acordo entre duas partes ou mais, também pode representar um acordo que rege certos estados confederados.
Tirando toda negatividade e sensacionalismo da palavra, você vê, que um pacto é, nada mais que um acordo realizado entre duas ou mais partes que concordam com o seus termos.
Um pacto não se limita só a espiritualidade, afinal, qualquer um pode realizar um acordo.
De onde surgiu a história de fazer um pacto com o diabo ?
Pacto com o diabo ou uma Barganha Faustiana, é algo talvez cultural, melhor exemplificado através da lenda de Fausto e da figura demôniaca de Mefistófeles. Porém, é elementar para muitos contos Cristãos.
No catálogo tipológico de Aarne-Thompson, consta sob a categoria AT 756B - "O contrato do Diabo".
Imagem do primeiro suposto contrato com o diabo do pintor Christoph Haitzmann, da Biblioteca Nacional Austríaca |
De acordo com tradicional crença Cristã sobre a bruxaria, o pacto é entre a pessoa de Satã ou algum espectro intermediário.
A pessoa oferece a própria alma em troca de favores diabólicos.
Esse mesmo mito de acordo entre o diabo e uma pessoa, fundido a outros mitos, deu origem a outros mitos menores, como o suposto acordo com o diabo feito em uma encruzilhada.
Suposta ilustração do pacto feito na encruzilhada, retratado pela série supernatural. |
A história é quase sempre a mesma, venda da alma em troca de bens, inteligência, talentos, riquezas, amores etc... Apesar das alegorias apresentarem elementos diferentes, hora ou outra.
Era muito corriqueiro, na antiguidade, associar certos fenômenos e conquistas a entidades espírituais, já que a ciência não tinha feito muitos de seus avanços.
Uma era essencialmente freiada pela religiosidade, tinha tudo pra associar fenômenos que não conseguia assimilar, com uma figura maligna sobrenatural.
Esse pensamento é muito presente, mesmo nos dias atuais. Muitos traços culturais e religiosos encontrados em filmes e musicas da nossa era, são interpretados como mensagens subliminares. Essas mensagens subliminares, são traços que comprovam a associação da pessoa com a figura diabólica, segundo muitos.
Suposta mensagem subliminar encontrada no desenho Caverna do Dragão |
Isso é realmente um tema muito longo, envolve muitos fatores, mas basicamente, é obrigação de ''tal'' celebridade retribuir o favor diabólico, inserindo conteúdos subliminares em suas musicas, filmes e séries etc... pela fama que recebeu, além da própria alma.
O que é de fato um pacto?
Bom, como já foi dito anteriormente, um pacto é um acordo feito entre duas pessoas ou mais. Um pacto pode ser desde um acordo que você fez com alguns amigos,
até mesmo um compromisso que você fez pra outras vidas com alguma entidade espíritual. Não quer dizer que é essencialmente algo ruim.
Existem dois tipos de pactos espirituais: O Pacto terreno e o Pacto de alma
Esse primeiro, é onde você ajuda a entidade, e ela lhe ajuda. Você retribui os favores da mesma, nessa vida, sem conexão alguma a ela em outras vidas.
Você recebe algo e dá outro algo de volta.
O segundo, é o pacto de alma, onde você assina normalmente um documento, se comprometendo a fazer parte da legião da entidade depois que sair dessa vida.
Você recebe agora e a entidade, depois que você morre. Esse é o mais semelhante com o pacto diabólico retratado na antiguidade.
O que eu posso ganhar com um pacto?
Muita coisa, depende da entidade e do pactuante... Masssss, pode se conseguir riqueza, amores, dinheiro... A possibilidade de benefícios é infinita.
Existe algum jeito de quebrar um pacto com Satã?
Sim, de acordo a crença cristã. O jeito de quebrar o acordo com o maligno ( talvez o único ) seria renunciar a tudo que a pessoa recebeu do maligno e dedicar o resto dos seus dias a Deus. Segundo a bíblia, o arrependimento verdadeiro anularia o contrato feito com o espectro.
Romanos 8,39:
Nem a altura, nem a profundidade,
nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus,
que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Como lemos em Lucas, Jesus reuniu-se com o Pai. "Jesus bradou em alta voz: ‘Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito’. Tendo dito isso, expirou" (Lucas 23:46). Sendo assim, todo o pecado foi
pago de uma vez por todas.
No entanto, há uma condição para que Deus perdoe o pecado. É necessária a aproximação do mesmo até a figura divina.
Resoluções finais:
Da antiguidade até hoje, é um tema muito debatido e controverso. O que eu recomendo é: Nunca faça um acordo, quando você não sabe o que ele significa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário