domingo, 2 de abril de 2017

Afrodite: O Amor(e suas faces) em forma de Deusa

Antes de começar, quero dizer que esse texto não tem como objetivo adentrar profundamente no estudo mitológico da história da Deusa, mas sim abrir as portas para o conhecimento sobre essa figura materna e sensual maravilhosa, além de uma rápida visita no interior da alma de todos nós. 

Não abordarei a história de Afrodite, pois essa tem algumas versões diferentes. Deixo para que, caso goste do texto, procure por si só a bela história do nascimento dessa Deusa.

Parte da arte "Nascimento de Vênus" do pintor italiano Sandro Botticelli

O amor é, se não o, um dos mais importantes sentimentos da humanidade. Nascemos do amor e viveremos por e com amor. O amor se manifesta das mais variadas formas, pelos mais variados motivos, e das mais variadas intensidades. Se eu tivesse que descrever o que é o amor, lhe daria a minha visão deste, que poderia ser ou não ser igual ou parecida com a sua. O amor é indescritível como um todo. 

Deixe-se e permita-se sentir o amor que habita em seu coração. Perceba que cada batida de seu coração não só bombeia o sangue, como espalha a força capaz de criar e gerenciar novos e velhos sonhos, e a força que lhe permite cumprir objetivos.


Faces e Epítetos da Deusa

Normalmente os Deuses podem se apresentar em diversas faces quando preciso, cada face para uma ocasião diferente. Epíteto é como um sobrenome que se dá ao Deus quando quer diferenciá-lo das outras faces.

Abordarei nessa parte algumas das inúmeras faces e epítetos de Afrodite.


Afrodite Aligena: A nascida do mar. Assim como esta que nasceu do mar, ajuda a renascer após cada desafio vencido. A vida é uma mudança constante. 

Afrodite Ambologera: A que mantém a alma sempre jovem. Ajuda a manter a alegria no coração, mantendo a alma sempre jovem e alegre como a de uma criança que se fascina, encanta e se diverte com as coisas mais simples da vida. Ajuda a entender que a velhice é algo necessário, de forma bela e alegre, e que todo o conhecimento e sabedoria que tenha sido conseguido atrás da vida possa ser compartilhado com muito amor.  

Afrodite Anaduomene: A que se ergue do mar. Se a maré do mar pode levá-lo para frente, também pode levá-lo para trás. Afrodite Anaduomene ajuda a reerguer-se das quedas, da contramaré.  

Afrodite Antheia: A amiga das flores. Faz com que floresça e faça tudo florescer, levando a leveza e beleza dos floridos jardins.

Afrodite Apostrophia: A que se vai para longe. Ajuda a afastar e manter afastado tudo que faz mal e impede de seguir em frente. Ajuda a desapegar do passado, e faz com que seja possível se distanciar das coisas ruins. 

Afrodite Areia: A amante de Ares. Ensina a decidir a qual batalha vale a pena lutar.

Hefesto atrapalhando o momento de Afrodite e Ares

Afrodite Basilis: A Rainha. Ensina a ser o rei/rainha de sua própria vida. Ajuda a tomar posse dos tesouros que são seus por direito, e a cumprir com as responsabilidades da coroa que carrega em sua cabeça com dedicação e amor. 

Afrodite Doritis: A Doadora de Dons, que inspira e aflora os dons e talentos. 

Afrodite Eleemon: A Misericordiosa, que ensina a perdoar e pedir perdão, a humildade e compaixão. Ajuda a superar dores e mágoas. 

Afrodite Enoplios: A Portadora de armas. Ensina a usar das armas que possui com sabedoria e dignidade. 

Afrodite Epipontia: A Deusa no mar. Ajuda a guiar o velejar aos mares certos da vida.


Afrodite Epitumbidia: A senhora da passagem da morte. É ela quem leva paz e sossego para a alma dos mortos, e para os vivos que sofrem com uma perda. 

Afrodite Euploia: A Afrodite das belas viagens. A viagem nesse caso, pode ser tanto para um local diferente, quanto para uma alma diferente, adentrando e conhecendo cada pedaço de uma outra vida. 

Afrodite Gamelli: A protetora dos relacionamentos baseados no amor. Seja este com um companheiro (independente do sexo), ou consigo mesmo. 

Afrodite Genetullis: Do leito nupcial. Ajuda a entender e explorar a sexualidade de forma plena e verdadeira. Faz com que o encontro das almas seja sempre prazeroso e de plena entrega recíproca.  

Afrodite Heteira: A Cortesã. Ensina a arte de amar, ser amado e de fazer amor. Ensina antes de tudo, ser cortejado por si mesmo, para que assim desperte o desejo no outro.

 Afrodite Kallisti: A mais bela. Ensina a descobrir a real beleza, fazendo com que esta se manifeste de dentro para fora. A real beleza vem do coração.

Afrodite Khruse: A Afrodite Dourada, da prosperidade e abundância. Ensina a ser fértil, para que plante e colha os frutos do próprio trabalho e do próprio mérito. 

Afrodite Melainis: A face obscura do amor. Ajuda a lidar com problemas do amor, como ciúmes em excesso, falta de confiança... 

Afrodite Morpho: A que protege o corpo e cuida da saúde. Ajuda a encontrar equilíbrio e harmonia, ajuda a explorar ao máximo o corpo de forma saudável e prazerosa, além de ajudar com enfermidades. 

Afrodite Pandemos: A Afrodite de todos os povos. Universal. Espalha o amor e respeito a todo o tipo de diferenças, a todos os povos. Ajuda a viver em paz com toda a humanidade, a viver com diferenças e respeitá-las.

Afrodite Pasiphaessa: A luz divina do brilho justo. Ajuda a encontrar sua própria luz e fazê-la brilhar intensamente. 

Afrodite Philomeides: A Afrodite da Alegria. Amante do riso, ensina a apreciar cada momento de alegria e felicidade. Seu dom é o otimismo. 

Afrodite Summakhia: A Aliada na guerra. É o escudo na batalha, que ajuda a proteger de todo mal. 

Afrodite Urania: A face mais comum da Deusa, a face Celestial.


Una-se ao amor. Sejam um só e transborde-se! Mostre ao mundo o que você tem de melhor: o amor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário